sábado, 7 de março de 2009

DA DIGNIDADE DE SER EXCOMUNGADO


Diante do porte da irresponsabilidade do posicionamento deste segmento da instituição Igreja Católica, atual e lamentavelmente no poder decisório sobre ela, o único movimento digno é exigirmos nossa própria excomunhão, mesmo que não sejamos católicos.
Não é questão de adesão religiosa; é questão de adesão a idéias; idéias sobre ética, liberdade, vida, morte, vingança, perdão, alteridade, moral e Lei, cidadania....

Ato Político? Ou "apenas" Ato Ético?

Como é possível "vestirmos a camisa" oferecida por essas criaturas, e deitarmos a cabeça no travesseiro em paz com o Cosmos à noite?
Nós NOS IDENTIFICAMOS com isso que está aí?...

Não bastassem:

- os criminosos episódios da inquisição;

- o pisoteamento da cultura alheia pela suposta "catequese";

- a omissão diante do holocausto na segunda guerra;

- idem diante das frequentes situações contemporâneas, em guerra (ou não!), de "limpeza
étnica";

- o atuante lobby no Vaticano para proteção jurídica sistemática aos "religiosos" abusadores
sexuais em todo o mundo;

- o combate à camisinha mesmo diante do alastrar dos casos de aids (um entre tantos e históricos episódios de insalubres ataques à Ciência e à Arte - isto é, ao Pensamento);

- a doentia interdição ao casamento dos padres;

- as frequentes decisões homofóbicas (embora seja tão evidente o contingente gay entre os padres - nada contra, aliás!), agora isso:

"Estupro é crime menor que aborto" - o que significa, inclusive, uma autorização
institucional ao estupro!


QUE PRESENTÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, NOS FOI DADO, HEIM???!!!...

Se a sociedade civil não reaprender a se organizar, são seus próprios membros que estarão ESCOLHENDO caminhar para a pior espécie de barbárie: aquela autorizada institucionalmente.

Em tempo: homens também são frequentemente estuprados, com sequelas tão (ou mais) tenebrosas, na medida em que o silêncio que lhes é violentamente imposto (exigência de silêncio da qual a mulher escapa) muitas vezes impede a elaboração profunda do evento e suas dores.

Aborto?

Para quem passa por ele, legal ou não, é uma dor terrível.
Dor que às vezes precisa ser escolhida; PODE ser escolhida; o DIREITO de escolhê-lo é de fôro íntimo, e as leis (SECULARES, É ÓBVIO) vão desenhando o perfil ético de sua flexibilidade.

ALGUÉM AQUI CONHECE ALGUMA MULHER QUE ALGUMA VEZ TENHA DITO PARA ALGUÉM:
-"ESTOU PLANEJANDO MINHAS FÉRIAS; JÁ ESCOLHI MEU PROGRAMA: VOU
FAZER
UM ABORTO SENSACIONAL! NÃO VEJO A HORA DE FAZÊ-LO!"

Duvido.

Mas tenho certeza que alguém já ouviu muitas dizerem:
-"Eu até gostaria de ter essa criança, mas falei com o pai, e ele disse 'não'; não tenho como assumí-lo sozinha, então serei obrigada a..."


Curiosamente, diante da criminalização ainda vigente, no caso de uma clínica (por exemplo) receber uma batida policial, são indiciadas as mulheres que lá estão, e os médicos; os milhares de HOMENS QUE ABORTARAM QUANDO SIMPLESMENTE USARAM TRÊS LETRINHAS AO DIZER "NÃO", não são "incomodados"!...
A flexibilização das leis seculares tem caminhado, mas A PRESSÃO DA IGREJA CATÓLICA BOTA O PÉ NO FREIO, e tempera esse caminhar com perversões.

Esse segmento retrógrado e patologicamente pervertido da Igreja Católica que está infelizmente em evidência é um dos braços mais perniciosos a perpetuar e a realimentar o patriarcalismo e seu irmão gêmeo, o patrimonialismo.

Patriarcalismo e patrimonialismo NÃO SÃO "COISA DE HOMEM"; são expressões de mera volúpia de exercício de poder, geralmente desenvolvidos por quem está despreparado para ele e para o exercício de uma autoridade de AUTOR (que difere da do tirano), seja homem ou mulher.

HOMENS?
Para desespero de amigas feministas mais radicais, como sempre opto por me apiedar e a me solidarizar com o contingente masculino, que TEM SIDO ROUBADO PELO PENSAMENTO E PELA AÇÃO PATRIARCAL-PATRIMONIALISTA EM MUITOS ASPECTOS DE SUA VIDA, inclusive DA OPORTUNIDADE DE REFLETIR SOBRE UMA DE SUAS EXPERIÊNCIAS EXISTENCIAIS: O SIGNIFICADO DA PATERNIDADE (entre tantas outras que venho enumerando, a partir de fala dos próprios homens, em meus textos anteriores; quem se interessar pelo assunto, que os consulte).

QUEM ALIMENTA E PERPETUA PATRIARCALISMOS E PATRIMONIALISMOS AUTOMATICAMENTE ALIMENTA O FILICÍDIO, ESSE ASSUSTADOR FENÔMENO TANÁTICO QUE DÁ UM "-F......" À TODAS CRIANÇAS DO MUNDO, VIVAS E POR NASCER (quando for plausível, preparado e escolhido), SOB TANTAS FORMAS ABOMINÁVEIS!

Quando a gente pensa "que já viu de tudo", vem um episódio como esse, e exibe o FILICÍDIO em uma de suas mais hipócritas e pervertidas faces!

HORROR! HORROR!...

Coitado de Jesus, que não tem NA-DA a ver com isso, que transformou água em vinho nas bôdas, que impediu o apedrejamento da suposta "pecadora", que clamava "Vinde a mim as criancinhas!" (não para abusar delas, claro, pois ele tinha mais o que fazer, batalhando pelos pobres e desamparados!)...

Jesus, que foi uma referência filosófica para ateus duros-na-queda, como Hannah Arendt e Oscar Wilde!

Por favor, dodoizinhos de batina, passem para cá - JÁ! - a minha excomunhão; e quem preferir igualmente o exercício da busca de uma dignidade mínima possível, que ao menos pense em fazer o mesmo.

A não ser que se torne possível, diante do nível doentio que nos é empurrado guela adentro, exigir eleições planetárias para um novo PAPA, ou - porque não - para (finalmente!) uma MAMA.

Aviso que já tenho - inclusive - candidata para indicar: IRMÃ IVONE GEBARA; esqueceu a história dela?
Talvez você tenha lido nos jornais e revistas da época, até ser "abafado".
Essa história tem, aliás, profunda conexão com os fatos em pauta!
Mais severamente punida que o Boff há alguns anos atrás? SIM!
Corra atrás dos livros dela (duvideodó você não gostar):

-"As incômodas filhas de Eva na Igreja da América Latina"
(Ed. Paulinas);

-"Vida Religiosa: da teologia patriarcal à teologia feminista; um desafio para o
futuro"
(Ed. Paulinas);

-"Teologia Ecofeminista"
(Ed. Olho D'água).

EXISTE VIDA ECUMENICAMENTE SAUDÁVEL, E INTELIGENTE, NA IGREJA CATÓLICA!

Mas esse segmento só voltará a ter poder se nós o exigirmos!

Perdoemos; eles sabem o que fazem; e há patologia correndo nas veias da mediocridade da fissura por poder. Há soberba.
Mantenhamos o papel de misecordiosos em nossas mãos
, já que eles abriram mão disso; ou não o querem.

"COMUNGAR" deveria ir MUITO além da hóstia, afinal; não é, D. Helder?

"Eles" ficam com a hóstia, e - curiosamente - nós, os excomungados, ficamos com a comunhão!

Até que venham novos PAPA ...ou MAMA.

Assim seja.

Ilustração: CARYBÉ : Oxum


38 comentários:

André disse...

O mundo vai ser outro quando todos virarem as costas para a igreja e deixarem-na isolada, falando sozinha, com suas loucas fantasias castradoras e suas inconsistentes interpretações convenientemente ad hoc da bíblia — livro este que no fundo ninguém sabe como apareceu e quem escreveu.

Os humanos são muito estranhos.

(Eu disse "quando"? Imprudência minha, não sou tão otimista.)

CHRISTINA MONTENEGRO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cami disse...

Christina!
Tem algum meio de esse seu texto e todas as idéias contra a atitude do Arcebispo, chegar até ele???

Eu acredito assim: quem fala o que quer, ouve o que nó quer.

Certo que, ignorante como ele é, se enviassem para algum e-mail dele, é capaz dele processar o seu autor mas, deve existir algum meio desse tosco ter conhecimento da porcaria que ele fez, pois e internet é um meio democrático.

O que vc acha???
Vamos no engajar para detonar com essa hipocrisia toda, com mais essa atitude????


Bjs

Alexandra disse...

te indiquei pra um meme: http://sofalex.blogspot.com/2009/03/meme-para-mulheres-no-nosso-dia.html ;***

CHRISTINA MONTENEGRO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CHRISTINA MONTENEGRO disse...

COMENTÁRIOS QUE CHEGARAM POR E-MAILs:

a)"Já repassei - eliminando todos os endereços. Apenas para complementar essa sua justa indignação. A Igreja também não é contra a pesquisa de células-tronco? Preciso parar para refletir se o mundo não seria melhor sem as religiões, embora elas estejam - urbi et orbi - em período de florescimento e esgalhamento com centenas de seitas, sub-seitas, qualquer um pode ser pastor para retirar a lã das ovelhas...
Bjs." (Historiadora e escritora Esther Largman);

b)"Ótimo! continuas com a faca e a mente afiadas".
beijo (Teólogo, Professor e Editor Jorge Claudio Ribeiro);

c)"Emocionei. Extraordinário.Pelas mamas sem os papas." (Jornalista e Editora Rose Schlessinger);

d)"Cris, olha aí o email do arcebispo que o Benvindo mandou:
'Querida: não há nem no velho, nem no Novo Testamento nenhuma condenação ao aborto. Eu pessoalmente já pedi minha excomunhão. Doia tb já pediu. O endereço é arcebispo@arquidioceseolindarecife.org.br Abs, Benvindo.'" (Atriz Rosane Gofman e Ator Benvindo Siqueira);

e)"Esse bispo tinha que morrer empalado com um crucifixo (já que estupro não dá excomunhão). " (Economista Fernando A. Q de Barros)

Se chegarem outros, trago para cá, também.

Ana Maria Santeiro disse...

Sei da imporância do pronunciamento de um Arcebispo. Mas ao mesmo tempo me parece tão fora do tempo que não perco tempo com elas. Prefiro lembrar que a mãe da menina de 9 anos teve a sensibilidade e a coragem de ouvir a quem ela deveria ouvir, os médicos e os advogados ou assistentes sociais.Trazer um criança ao mundo, fruto de um estrupo realizado por uma pessoa conhecida, é submeter a furuta mãe e a criança a uma existência de desgraça e dor. Vamos saudar, nesse dia de hoje, a mãe da menina. Ela, sim, soube protejer a sua filha quando advertida do perigo.

Acomo sempre, seus artugos são lúcidos e lúdicos!

beijo e Viva o 8 de março!

Ana

MTB disse...

Clap clap clap clap!!! São aplausos. Também peço minha excomunhão, aliás não peço, porque religião é um assunto pessoal, eu me excomungo voluntariamente,mesmo não sendo mais católica há séculos. É uma instituição agonizandté nos seus derradeiros esforços para se manter no poder.
Muito bom, Cris.

Guilherme Simões Reis disse...

Excelentes comentários, Cris! O episódio é exemplar de uma tendência de expressiva ala da Igreja Católica a, em vez de buscar passar uma mensagem ou de tentar passar valores como amor e paz, prender-se a birras extemporâneas. Apenas uma completa alienação do tempo presente pode abrir espaço para discursos tão machistas e indiferentes a estupros, abuso de crianças e disseminação de doenças. É pena que padres e freiras humanistas e progressistas tenham que empreender uma luta tão desigual dentro de uma instituição que, por trás de tanto ouro e pompa, está apodrecendo. E não é de se assustar que a atitude desse lamentável arcebispo ocorra justamente no mandato do papa Ratzinger, ou seja, não se trata de um episódio isolado e idiossincrático.
Ah, para complementar o quadro de bizarrices, agora fora do campo religioso: homens não são estuprados no Brasil. Pelo menos é o que diz a lei. Não sei por que ninguém teve até hoje a ideia de mudar isto mas, pela lei, a definição de estupro é a de penetração não-consentida na vagina (ou consentida na vagina de mocinhas jovens demais). Ou seja, por trás, em homem ou em mulher, não é estupro, é atentado violento ao pudor. Aliás, bota violento nisso, né?
Grande beijo, minha amiga,
Gui!

Vera disse...

Eu não sou Católica, mas acredito em Deus. No entanto, sei o quanto o procunciamento do arcebispo interfere no dia-a-dia dos brasileiros, que são um dos povos mais religiosos do mundo.
É lamentável que no momento em que precisa-se que a Igreja fique do lado de seus fiéis, ela lhes vire as costas.
Talvez seja um ótimo momento para o povo analisar suas crenças.

Beijos.

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

COMO PROMETIDO ACIMA, MAIS 3 COMENTÁRIOS QUE CHEGARAM POR E-MAILs:

a)"Cris:
Gostei muito do texto, necessário, duplamente preciso.
Remete-nos à urgência de mobilização. São repetidos casos infames, de toda ordem e nosso silêncio que persiste. Isso, especialemnte, para mim é violento demais. Beijo-lhe, Bella." (Atriz e CANTORA, Isabella Reinert);

b)"Lá, blog da puc-sp. Mandei 'sua excomunhão' pra Zeca, da 'Católicas pelo direito de decidir', que é da pesada. Beijo, JC". (Teólogo, Professor e Editor, Jorge Claudio Ribeiro);

c)"Muito bom, Cristina. vi o texto hoje no seu blog; também li seu comentário agora pouco no meu blog.
Escrevi pro gustavo pra falar que nos conhecemos pessoalmente, e ele contou que você também escreveu pra ele...hehehehehe, que bom!
Temos que marcar um encontro entre todos nós, né mesmo? Beijitos, Tania". (Jornalista, Escritora, Roteirista e Diretora, Tania Celidonio).

Se aparecerem outros, coloco mais ... Aguardemos!

Ana disse...

Christina,
ao retribuir a visita, achei seu blogue riquíssimo em conteúdos e adorei as imagens com ilustra os seus textos. Já estou seguindo seu blogue.
Bjs
Ana

Ana disse...

Ah, e sua foto na Amazónia me dá uma inveja!Mas uma inveja boa! É um sítio que me encanta e que gostaria um dia de visitar.
Ana T.

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Aí vão mais 3 que chegaram por e-mail:

a)"Tô com você em tudo o que disse!. Beijos, Claudio" (Publicitário Claudio Fabiano de Barros Sendin).

b)"CRISTINA, QUERIDA AMIGA!
MUITO OBRIGADA POR ESCREVER, COM TANTO DETALHE, ESSE HORROR E OUTROS TANTOS.
TAMBÉM APOSTO NA ESPERANÇA!
VOU PASSAR PRA TODOS QUE SEI QUE NÃO ESTÃO ANESTESIADOS .
BEIJO MUITO CARINHOSO.FABYOLA".
(Cantora Fabyola Sendinno).

c)"Adoreiii e mandei pro mailing.
(Principalmente pros amigos católicos). Vou enviar o link no orkut tb. Bjsssssssssssssss..."
(Ator e Artista Gráfico Danilo Sangioy).

Lingua de Trapo disse...

Oi Cristina, eu gostei muito, de verdade. Mas você já deve saber qual é minha posição em relação a religião e fé. Eu já sou um excomungado de longa data, desde o útero de minha mãe, que no início dos anos sessenta, mesmo antes da queima dos tais sutiãs, já se dizia mulher idependente. Naquela época, entretanto, não era bem esses termos que se usava. Mas devo reiterar que gostei muito mesmo e, se você me permitir, vou reproduzí-lo no meu excomungado Língua de Trapo. Deixe uma mensagem lá para mim se você concordar, meu blog está precisando mesmo de um ar cor de rosa, aproveite, pois ainda estou enfeitiçado pela data de ontem. Quá, quá, quá, quá...

Um abraço

Luiz Moura

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Agora, dois que chegaram pelo Orkut:

a) "Fernando: Em tempos de Diogos Mainardis e Reinaldos Azevedos, é importante que as pessoas digam um 'NÃO' sonoro à estupidez e cegueira dessa Igreja católica.
Já repassei seu ótimo texto por email..... Bj!!!"

b) "√ Cilene ॐ ©iça : Essa é a Igreja Católica, Danillo... Estuprar é não é grave a ponto de excomungar o padrasto, mas poupar a vida de uma criança de 9 anos (que corria risco de morte se levasse o parto adiante) é...
Abraços."

Paulo Carvalho disse...

Muito oportuno o seu texto. Causa perplexidade a incapacidade da igreja católica de se adequar aos tempos modernos para permanecer obscura, reacionária e criminosa. Como se não bastasse a Inquisição e os genocídios e culturocídios entre os povos das Américas coloniais.
Esse arcebispo perdeu uma enorme chance de ficar calado. Espero que vá direto para o inferno e que seu castigo seja ser estuprado por toda eternidade.

Diogo disse...

Gostei da idéia, mas já me excomunhei faz tempo...rs

Sobre o artigo "POLÍTICA, IDENTIDADE E ESPAÇO: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS : REFLETINDO UMA POLÍTICA PLAUSÍVEL", gostei muito e vou comentar em breve. Vida de estudante...sem tempo...rs

Adorei a sua leitura de Hannah Arandt, pq não posta la na comunidade do Orkut?

Dá uma olhada em Donald Winnicott e Primo Levi, acho que você vai gostar.

beijos

Anônimo disse...

Emocionei. Extraordinário.Pelas mamas sem os papas.

Anônimo disse...

Cara Christina,
Meu primeiro comentário no seu blog, tinha que ser um assunto que me fisgasse. Não que os outros não fossem interessantes, mas minha vida de pesquisador me impede as vezes de me deter para comentar algo. Apoio muito o que você disse. E concordo quando você diz que eles sabem o que fazem. Isso é um total absurdo. Ser "ex-comungado" é ser digno de escolher não comungar com os acordos da Igreja. A certo tempo que dexei de comungar com esses tais acordos. Não sou a favor do aborto, em condições em que haja escolha de vida, mas ali era escolher entre a vida ou a morte. Escolho a vida sempre! Obviamente, há quem escolha a morte de si, para que outro ser nasça. Minha tia fez isso. Ela tinha cancêr, não podia engradar, pois teria que interromper o tratamento, mas escolheu colocar sua filha no mundo. Mas repito: foi a escolha dela. Um abraço,

Beethoven

MARCUS VINICIUS disse...

Bom a partir do momento em que voce publicou no Blog sua opiniao, me deu o direito de tambem dizer o que penso. Engracado que toda vez que algo ocorre em relacao a igreja, levanta-se sempre a mesma falacia...OS TRIBUNAIS DA INQUISICAO...A PROIBICAO DA CAMISINHA...O ABORTO E POR AI VAI?
ANTES DE MAIS NADA, POIS SEI QUE O ARGUMENTO SERA ESTE, EU DE FORMA ALGUMA DEFENDO QUALQUER TIPO DE CRIME E ME SINTO EXTREMAMENTE MACHUCADO NA ALMA COM A VIOLENCIA SOFRIDA POR ESTA POBRE GAROTA, mas me permita dizer que suas opinioes sao pampletarias e sem fundamento logico, apenas o emocional.
VAMOS LA!
ABORTO EH CRIME! PONTO. PODEM DIZER O QUE FOR, DA FORMA QUE FOR, USAR QUAISQUER TEORIAS, FATO EH QUE MATAR UM SER VIVO EH CRIME! A IGREJA EH PELA VIDA, TANTO ASSIM QUE EH CONTRA EUTANASIA..ABORTO, CAMISINHA ETC...
POIS BEM CONTINUANDO NA MESMA LINHA, EH OBVIO QUE ELA EH CONTRA O ABORTO DE QUALQUER SER VIVO.
ENTAO FAZ SENTIDO NAO?
CONTINUANDO, EM NENHUM MOMENTO SE DISSE QUE O ESTRUPRO EH "MENOS CRIME", ISTO FOI UMA INTERPRETACAO HISTERICA E GENERALIZADA, POIS VEJA, O DIRETO BRASILEIRO TIPIFICA CRIMES, POR EXEMPLO, LATROCINIO, TEM UM TIPO DE PENA...CRIME DOLOSO OUTRO, CRIME CULPOSO OUTRO...E POR AI VAI.. O DIREITO CANONICO, TAMBEM TIPIFICA SUAS LEIS...E O ABORTO E QUEM COMPACTUA COM ELE, PREVE A EXCOMUNHAO IMEDIATA.
ENTAO ISTO ESTA PREVISTO DENTRO DE UM ORDENAMENTO. ENTAO TAMBEM ESTA COERENTE DENRO DE ALGUMAS REGRAS JA EXISTENTES...SEGUNDO A IGREJA O CRIME COMETIDO PELO PADRASTO DESTA MENINA, TEM OUTRO TIPO DE PENA...O INFERNO, QUE EH PRA ONDE ACREDITO QUE ESTE SER DEVA IR.
A PROIBICAO DA CAMISINHA SE DA AO FATO DE NAO SE INCENTIVAR A LIBERACAO DOS COSTUMES, E PREGA A FIDELIDADE..SE HA FIDELIDADE...ENTAO NAO HA DOENCAS..
BOM SEI QUE SEU ARGUMENTO SERA...AH MAS OS TEMPOS SAO OUTROS...A IGREJA PRECISA SE MORDENIZAR...MAS ESTRANHO NAO VEJO NINGUEM FALAR
DOS MASSACRES QUE AS MULHERES SOFREM NO ISLA,
DAS DITADURAS DA COREIA DO NORTE,
DA PRISAO DOS GAYS EM CUBA,
DO SISTEMA PENAL BRASILEIRO,
DOS POLITICOS..ETC
E TANTAS OUTRAS BARBARIDADES POR AI..
O QUE TENTEI PASSAR FOI APENAS UM POUCO DE FATOS PARA UMA MELHOR ANALISE. APENAS ISTO!
QUANTO A ESTA MENINA, QUE DEUS TENHA COMPAIXAO DA SUA DOR E QUE UM DIA ELA POSSA SUPERAR TODO ESTE TRAUMA.
ABRACOS.
MAS REI

MARCUS VINICIUS disse...

TENHO CERTEZA QUE VC EH UMA PESSOA DEMOCRATICA E PUBLICARA MEU COMENTARIO...OBRIGADO

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Mais um que chega por e-mail:
"Parabéns, Cristina, por esse texto. Beijos, Pompeu" (Maria Pompeu, atriz).

Carol Zoccoli disse...

Eu me sinto vivendo numa prisão que se chama "pensamento cristão". A igreja faz o povo pensar que sofrer é bonito, que sofrer vai levar o sofredor para uma vida melhor no além. Sendo assim, as pessoas esquecem que a vida é um fenômeno que não deve ser desperdiçado. O corpo não está separado da alma, o prazer não é pecado. Mas infelizmente o que vejo é uma maioria guiada por preconceitos e aceitando uma sub-existência filosófica que os leva ao desperdício de suas capacidades enquanto ser humano vivo e existente. A vida passa, simplesmente, a vida pertence aos outros. É uma pena...

Valdemir Reis disse...

Christina estou lhe visitando parabéns pelo excelente e belo trabalho, seu blog é muito original, gostei. Nos encontraremos sempre por aqui, aguardo sua visita. Sucesso e muito brilho.
Valdmier Reis

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Ainda um de e-mail:
"Linda a frase: eles ficam com a hóstia, nós com a comunhão... Não conhecia os livros de Ivone Gebara, obrigado pela indicação.
Abraços, Marcelo" (Jornalista Marcelo Coelho).

Unknown disse...

Excomunhão voluntária ... Adorei a idéia! Mas pra ser bacana tinha que ter um monte de gente junta e ao mesmo tempo. Se tiver um grupo, tou dentro - e faço campanha! beijo da Rosa

Anônimo disse...

Na condição de auto-excomungada, quero dar as boas vindas a esses recém-defenestrados pela santa inquisição, sempre zelosa no seu afã de livrar a matrix das mentes pensantes.

Anime-se, pessoal, pois o que lá do outro lado era delito, nesse território para onde vocês foram desterrados é motivo de glória.

Aqui se cultiva a consciência, a ética e a liberdade, coisas que lá, para eles, são vagas abstrações e frases de efeito utilizadas em pomposos discursos de formatura...

Paulo Tamburro disse...

CHRISTINA, nos bancos universiários aprendi em filosofia que entre duas opções, em geral a melhor é uma terceira.

Esta questão do sim ou não, contra ou a favor e absolutamente, maniqueísta e não favorece a exploração de nenhum outro viés, como por exemplo:

A atitude desta mãe foi de uma irresponsabilidade indesculpável.

Uma mulher não pode colocar um garoto de 20 anos dentro da sua casa e deixá-lo sozinho com uma menina.

Filha do seu primeiro parceiro, este segundo, não tinha nenhum laço de consanguinidade com esta menina.

Mantinha com ela relações sexuais, constantemente. A mãe não sabia?

Em alguns casos de monstruosidades desta natureza, as mães SABEM SIM, e não interferem com receio de "estragar" a relação.

Isto acontece até com mães que sabem que os pais legitimos fazem sexo com as suas filhas e FINGEM QUE NÃO SABEM!

Nas grandes capitais é mais raro, mais eu viajei o Brasil inteiro e no norte e nordeste isto é uma prática muito comum.

Agora nas grandes capitais, começa uma movimento de mais assiduidades destes acontecimentos.

Falta mãe. Pai, sempre foi omisso em realação a criação dos filhos ou incestuosos em alguns casos.

Devemos condenar sim esta atirude aloprada da excomunhão, mas acrescentar ao debate o nível de extrema irresponsabilidade a que algumas mulheres colocaram a questão da maternidade.

Ir a baile funk sem calcinha, para facilitar as coisas, é o que meninas de 13,14,15 anos hoje fazem, naturalmente.Onde estão os pais destas crianças.Elas tem familia?

A depravação, devassidão, falta do mínimo de compostura ética está exigindo que a sociedade reveja a participação da mulher (MÃE) na sociedade.

Na inglaterra as mulheres estão trocando menores salários por mais tempo disponpivel para a família.

Isto foi publicado meses atrás em todos os grandes jornais do país.

A família esfacelou-se, a autoridade dos pais inexiste, o tóxico dominou a classe média e a elite e meninas de 10 anos destas classes, quando não conseguem dinheiro, sobem os morros para fazer GLOBOSAT nos traficantes em troca de pó, maconha ou pedra de crack.

Sabe o que é GLOBOSAT? Boquete !!!

Meninos e meninas da zona sul do RJ estão,literalmente entregues nas mãos do tráfico.

A mulher trabalha o dia inteiro, coloca um doente destes dentro de casa( com 20 anos de idade) propicía a situação de fatalidade para estes casos e somente a igreja, o arcebispo e o catolicismo são os culpados e capa de revista?

Também, são!

A mãe destas meninas estão ausentes.

Os pais nunca estiveram presentes.

Os filhos hoje, vivem trancafiados nos seus quartos vendo pornografia na internet, acabou o mesa de jantar, os almoços de domingo, enfim a família esfaceleou-se.

Portanto, além deste caso de estupro devemos , também avaliar rigorosamente o que significa emancipação da mulher.

Se depender dos pais eles vão continuar, de forma mais irresponsavel ainda- e como sempre fizeram-a considerar a família uma coisa secundária neste seus universos de egocentrismos.

Falta mãe, falta pai,abundam naus exemplos na televisão, nas novelas, nos reality shows, a libertinagem invadiu a sociedade, todo mundo tem medo de falar contra o homossexualismo, pois não é politicamente correto, contra o aborto, a sociedade esta manietada por falsos valores éticos-morais.

Fazer aborto é um direito da mulher.

Não é bem assim.

VAMOS EXAMINAR OCONJUNTO DA OBRA, POIS, SENÃO FICA MUITO SIMPLIFICADA A ANÁLISE.

Como não sou sadomaoquista eu não dar o endereço do YOU TUBE que mostra a luta desesperada de umn feto de cinco meses contra a boca do aspirador introduzido no útero da sua mãe e que o sugava para fora.

Aquele desespero daquele feto é um momento, independente de religião ou não, repensarmos o que significa a vida humana para a sociedade atual.

Errou a igreja.

Mas vamos saber, estudar as causas de uma menina de classe média e elite, subir o morro e entregar-se sexualmente ao traficante?

Pode ser o pai, companheiro ou seja lá quem for o agente da agressão e estupro, mas vamos SEM HIPOCRISIA AS CAUSAS REAIS DESTA DEVASSIDÃO SOACIAL?

Enquento isto vamos ficar enxugando gelo!!!

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Caríssimo Paulo:

Obrigada por se dar ao trabalho de comentar.

Não parece a você que se é perigoso cair em maniqueísmos como você mesmo diz, é igualmente perigoso falar da emancipação feminina sem pensar com o mesmo peso no silêncio paralisado masculino sobre suas próprias questões?

Não está na hora das masculinidades se reunirem para refletir e se tornarem um ator social?

Alô, rapazes! Nós, as (supostas) emancipadas (será?), e as crianças, estamos há alguns séculos aguardando vocês começarem a refletir e a se reorganizar!...

Abração

Paulo Tamburro disse...

CHRISTINA, OBRIGADO PELA REPOSTA COERENTE E INSTIGANTE DO PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO , REALMENTE PASSOU A EXISTIR UMA INERCIA DOS HOMENS, À PARTIR DE ALGUMA CONQUISTAS FEMININAS.ACHO QUE O TRANCO FOI FORTE DEMAIS.

E COMO É NATURAL EM TODO PROCESSO REVOLUCIONÁRIO, O INCIO É SEMPRE MUITO RADICAL, DEPOIS TENDE PARA A O MEIO TERMO.

NO ENTANTO, E CREIA NÃO VAI AQUI NENHUMA PRETENSÃO DE OFENDER(ISSO JAMAIS) AS MULHERES E NEM É MOVIDO POR NENHUM PRECONCEITO, ORQUE ACHO QUE A SOCIEDADE AINDA ESTÁ DEVENDO MUITO ÀS MULHERES, MAS VEJA BEM ESTA NOTICIA:

DIA:16/03/2009
FONTE: SUPER-RÁDIO TUPI- AM, RIO DE JANEIRO.
PROGRAMA:PEDRO AUGUSTO
HORÁRIO: 9.30 HS.
ASSUNTO: MÃE ENTREGA FILHA AO PATRÃO.
RESUMO:NO RIO GRANDE DO SUL, A SRA RENATA TEIXEIRA, AO PEDIR AUMENTO AO CHEFE(GANHAVA SALÁRIO MÍNIMO), O MESMO LHE PROPÓS QUE SE ELA CONCORDASSE QUE SUA FILHA DE 10 ANOS DE IDADE, VOU REPETIR, DE 10 ANOS DE IDADE, FOSSE "TER COM ELE ALGUNS DIAS NA SEMANA" ELA SERIA AUMENTADA PARA R$ 1.000,00 REAIS.
A MÃE CONCORDOU. AMIGAS A DENUNCIARAM.

LEMBRO A VOCÊ CHRISTINA QUE ESTAS PROMAS DEVEM FICAR GRAVADOS POR UM DETERMINADO PERIODO, E QUALQUER CIDADÃO PODERÁ QUERER ESCUTAR.

A QUESTÃO DO ABORTO É SOMENTE A PONTO DO ICEBERG.

ESTOU ME COLOCANDO COMO SEU SEGUIDOR E SEU BLOG E EXCEPECIONALMENTE BOM!PARABÉNS.

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Caríssimo:

Muito obrigada pelo "excepcionalmente"; garanto que me esforço, mas só quero ir dormir com a cabecinha tranquila, à noite...

Você me obriga a voltar aqui, pois me sinto na obrigação de perguntar a você o que você acha desta diferença de nossos olhares:

Tomo a liberdade de ter as Masculinidades como tema, não para "falar mal" delas ou dos homens; mas para conclamá-los, através de meus textos e Oficinas a se organizarem e a refletirem ára novas açoes, pois NINGUÉM é mais lesado que os próprios homens por seu próprio silêncio sobre si mesmos, perpetuado há muito mais tempo que seria tolerável para sua própria sobrevivência; quem sabe um dia você me dê o prazer de ler meus textos anteriores? Veja lá de que sequelas estou falando! É um horror!

Já você, aponta o dedo para as mulheres, chegando a usar, digamos curiosamente como agora, um exemplo de um visível quadro de perversão, do qual não haveria porque (infelizmente) estarmos (nós mulheres) vacinadas-contra...

Não quero apontar dedo para ninguém; até porque estou aqui ocupadíssima, lutando para conseguir ser - ora - acolhedora aqui, - ora - atuante ali.

Se um dia ler o que há aí abaixo de meu próprio BLOG (ou os textos de Marlise Matos, ou de Elizabeth Badinter, ou de Walter Boechat, etc), me conte o que achou!

+Abrações

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Mais um, interessantíssimo, que chega por e-mail:

"Obrigado pelo comentário e pela proposta, Christina,
eu topo... Um grande abraço"

(Contardo Calligaris, Psicanalista e colunista da Folha de São Paulo)

Yussef disse...

Uau!!
Não consigo nem comentar o teu post...
Vou me limitar a dizer como me sinto depois de lê-lo: "arfante".
Tenho a dizer que a tua caneta é absolutamente indispensável ao mondo de hoje.
Parabéns e um grande abraço.
Yu

Murilo de Sá disse...

Nossa passei horas no seu blog, você tem um dom muito belo para nos fazer enchergar o "cliches" de identidade.

É incrível como é cada vez mais comum a procura das pessoas por livros, artigos, textos e crônicas que de alguma forma ajudam as pessoas a fazerem valer à pena a chama da vida que inflama em seus corações.

É com este objetivo que também criei meu BLOG. O Técnico em Desafios.
Sempre me disseram que cada pessoa deve oferecer o melhor de si para os outros, e o Técnico em Desafios é exatamente isso, o meu melhor; as palavras. Tudo aquilo que você sempre quis ler, e que eu sempre quis escrever.

Por isso te convido a caminhar por minhas reflexões, e desejo que com elas possas ter todos os dias uma mensagem de conforto e otimismo.

Vamos juntos fazer uma corrente do bem, eu divulgo; caso você goste, você indica a seus amigos e assim nós vamos juntos repassando mensagens de otimismo e motivação para as mais variadas pessoas.

[b]Visite: http://tecnicoemdesafios.blogspot.com/[/b]

Gostaria de fazer uma parceria sim..
esta de parabéns!
Obrigado,
Forte Abraço
Murilo de Sá Gesuino
Técnico em Desafios

Oliver Pickwick disse...

Enquanto a humanidade caminha com sapatilhas de bailarina, prezada Christina, a Igreja Católica anda com botas de chumbo.
É claro que existe vida ecumenicamente saudável na Igreja Católica, mas enquanto o papa não souber disso a fuga de fiéis é irreversível. E pior, engrossarão as legiões de quase zumbis das novas e quase sempre desonestas igrejas neo-pentecostais.
Um beijo!

Oliver Pickwick disse...

Enquanto a humanidade caminha com sapatilhas de bailarina, prezada Christina, a Igreja Católica anda com botas de chumbo.
É claro que existe vida ecumenicamente saudável na Igreja Católica, mas enquanto o papa não souber disso a fuga de fiéis é irreversível. E pior, engrossarão as legiões de quase zumbis das novas e quase sempre desonestas igrejas neo-pentecostais.
Um beijo!

Unknown disse...

Sua pesquisa é profunda e ímpar, maravilhosamente bem exposta. Este post é genial. Parabéns. A imagem de Deus não deve ser confundida com a imagem do Homem. Deus é o Criador, não cabe gênero. Infelizmente a Bíblia foi tão manipulada desde sua primeira tradução, que é evidente a perda de sua essência verdadeira. Retrocedemos a cada dia que evoluímos, parece estranha essa afirmação? Sim, estranho como o próprio comportamente humano. Beijos, beijos.