domingo, 17 de outubro de 2010

QUEM 'TOMA CONTA' DA SAÚDE DO HOMEM?...


NÃO ESTOU NO 'CAMINHO CERTO' PORQUE ELE NÃO EXISTE, MAS ESTOU NUM CAMINHO IMPORTANTE DE SE CAMINHAR; O DO DEBATE DAS MASCULINIDADES...

Quem me acompanha aqui, pelo menos há um tempo, sabe quantas vezes toquei nesse assunto:

'Levantamento na rede municipal de saúde comprova que homens fogem dos médicos' - Maria Elisa Alves, de 'O Globo'.

Finalmente, seguindo o moderno caminho proposto (provavelmente à duras penas) pelo Ministro Temporão (com sua Secretaria para a Saúde do Homem), a Prefeitura do RJ cria um lugar para a mesma preocupação.

Segue o texto da matéria jornalística que o registrou.

Leia, e depois opine você (especialmente se pertencer ao contingente dito MASCULINO:

- Por que os homens não costumam fazer exames médicos?

"Cuidar da saúde é uma das últimas preocupações dos homens cariocas. Um levantamento realizado pela Secretaria municipal de Saúde mostra que a grande maioria foge das consultas médicas de rotina e só procura ajuda quando está com problemas mais sérios.

Dos cerca de dez milhões de atendimentos ambulatoriais de atenção básica realizados na rede municipal de janeiro a julho, somente 12% dos pacientes eram do sexo masculino (na faixa de 20 a 59 anos).
Quando incluídos os idosos, o índice de homens que procuram os serviços de saúde de forma preventiva não ultrapassa os 25%. Mas, quando considerada a atenção secundária (policlínicas e locais de exames), os homens de 20 a 59 anos representam 30%, o que confirma que só procuram serviços de saúde quando já estão doentes.
Para mudar o quadro, a secretaria vai criar a Gerência de Saúde do Homem, com a missão de definir estratégias para aumentar o interesse dos homens pelo atendimento ambulatorial. Uma delas é aumentar o horário de atendimento das Clínicas de Família até as 20h para que os trabalhadores tenham mais oportunidades de conseguir uma consulta. Até o fim do ano, estarão implantadas 24 unidades.
Vários fatores contribuem para que o homem não procure atendimento. Tem a questão do horário, o pensamento masculino de que nada de ruim vai acontecer. Também existe o temor de que, se for ao médico, vai achar algum problema - diz Andrea Castro, que ficará à frente da nova gerência.
Segundo o levantamento, as especialidades mais procuradas pelos homens são angiologia, clínica médica, pneumologia, psiquiatria, fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia.
Para conquistar mais pacientes masculinos, principalmente para consultas de cardiologia (doenças cardiovasculares uma das maiores causas de mortes), a secretaria vai atuar em várias frentes. Uma das ideias é fazer parcerias com empresas para que as equipes masculinas parem, dez minutos por dia, para assistir a orientações de saúde. Uma grande rede de supermercados já adotou a ideia.Outra medida será estimular o homem que acompanha a companheira grávida no pré-natal a também fazer exames de rotina. - Já percebemos que a implantação de academias de ginástica em unidades de saúde tem feito com que os homens se interessem mais pelos cuidados com a saúde e procurem atendimento preventivo. A gerência agora vai procurar novas formas de atrair os pacientes do sexo masculino - diz o secretário de Saúde, Hans Dohmann.
Nas 13 unidades onde já foram implantadas academias, a procura pelos serviços de saúde era baixa, mas agora chega a 18% de homens.
No Rio, há cerca de 1,5 milhão de moradores do sexo masculino, entre 20 e 59
anos, e 1,8 de mulheres na mesma faixa etária."

Na ilustração, a que serviu como divulgação da campanha que talvez tenha preparado/mobilizado o caminho para o serviço que começa finalmente a se concretizar, ao menos no RJ...

5 comentários:

nostodoslemos disse...

Olá!

Passei somente para parabenizar o resultado da blog 'Curiosa Identidade' nos TOP30!

Beijos!

Célia Schultz disse...

Parabéns Christina por esse espaço cultural.
Como também estou cadastrada, mas, na categoria Variedade vi seu blog e achei muito bom. Votei nele.

Abraços

Célia Schultz disse...

Mto bom gosto seu espaço.
Tb concorro ao Top Blog mas em Variedades..Vim aqui conhecer e votei.

Abraços, Célia

Prevent Senior disse...

Olá, parebéns pelo post muito bom, é claro que não somente ele como todo seu blog esta de parabéns....

Calila das Mercês disse...

Muito interessante a abordagem!!
=)

Saudades!
Beijinhos