quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

HOJE É O ANIVERSÁRIO DO HERBERT DANIEL (Para a História, e para quem o ama, ele está vivíssimo!)

PARABÉNS, HERBERT DANIEL, ESTEJA ONDE ESTIVER! SAUDADE IMENSA!...
QUE AS PESSOAS, ESPECIALMENTE OS MAIS JOVENS, CONTINUEM SABENDO QUEM VOCÊ FOI, E A MODERNIDADE QUE VOCÊ SIGNIFICA ATÉ HOJE!
ESTÁ NA HORA DE REEDITAREM SUA OBRA!



“...Na verdade, o que somos, humanos, senão uma carta em branco dirigida do nada ao infinito onde consta simplesmente uma demanda de amor? Talvez precisemos melhor aprender a responder essas cartas, sem deixá-las se transformar em tristes garrafas de náufragos...” (HerbertDaniel)
Na imagem, ele com seu companheiro adorável, Claudio Mesquita.



Herbert Daniel com o elenco de "Cegonha?...Que cegonha!", adaptação dele para um texto que desenvolvemos com o Grupo Infinita Metragem, com músicas do Grupo Espírito da Coisa e
cenário e figurinos de seu adorável companheiro Claudio Mesquita, que infelizmente não saiu na foto....
Na foto, ele (ao lado de Fernando Mansur e atrás do meu pai), eu (aos pés do meu pai), Glaucia Rodrigues , Paulo Guerrah, Katia Moraes , Dila Guerra , Victor Haim , Ana Maria Jansen , Claudio Torres Gonzaga
, Maria Pompeo, Almir Martins, a divina aderecista Jena Koppelmann, o brilhante ator Ademilton José (que também já se foi), Claudio Barreto (que infelizmente também não está mais aqui, pois deve ter ido investigar de perto o Espírito da coisa, poeticamente inquieto que era), meu padrinho Milton Campos à direita do meu pai, e Antonio Gonzalez.





Foto do espetáculo "As 3 moças do Sabonete", texto dramatúrgico de Herbert Daniel, também montado com cenário de Claudio Mesquita; na foto (da montagem sob direção de Milton Goncalves ) Almir Martins, Clemente Viscaino , Ademilton José , Fernando, Antonio Gonzalez, e Lina.

Sobre a animação que fizemos "Aids para crianças de rua" (texto do Daniel, desenhos de Claudio Mesquita, direção do antropólogo Flavio Braune, onde eu fazia a voz da personagem da prostituta que acolhia as crianças) se perdeu!...
Não sei como!...
Nós não tínhamos cópia, e a ABBIA perdeu... Ninguém sabe onde foi parar...
Seria um registro execelente do que o Claudio Mesquita também era capaz...
Do Claudio o que tenho é uma camiseta cuja ilustração da peça "Cegonha?... Que cegonha!" é dele; assim como o cenário e os figurinos eram dele...

Se alguém no mundo souber onde há uma cópia dessa animação feita um dia para a ABBIA, entre em contato!


Gustavo Guimaraes Barbosa , Vanja Freitas , muito obrigada por me apresentarem essa pessoa linda (e ao Claudio Mesquita também, claro); aqui coloco o link para o lindo vídeo da Vanja, que reproduz um pequeno fragmento da belíssima obra dele, que - hoje - tão poucos conhecem:

http://www.youtube.com/watch?v=DW9aml-i2fA


Embora a Wikipidia pareça não conhecer sua obra completa (não cita sequer "Jacarés e Lobsomens" e o texto dramatúrgico "As 3 moças do Sabonete", por exemplo!, lá vai: http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Daniel )


Jean Wyllys , Joao W Nery , Diedra Roiz , Ivone Pita, e todos os demais que se ocupam com as questões LGBTTs, por favor lembrem do que ele significou como ponte fundamental entre estas questões, a Política voltada para a Esfera Pública, e a Política voltada para a Esfera Íntima, hoje; como se não bastasse sua contribuição para a Literatura, a Cultura, a Arte!

PARABÉNS, HERBERT DANIEL! HOJE E SEMPRE!

Nenhum comentário: