terça-feira, 5 de abril de 2016



                             Ereshkigal e Inanna

Pessoas que tiveram acesso à educação, que têm regularmente acesso à informação, inclusive (no mínimo) a rudimentos da História (especialmente a recente), e entram nesse jogo abjeto de EXCLUSÃO dos que lhes soam diferente, frequentemente acompanhado de GROSSERIAS inomináveis, insultos baixos, xingamentos que equivalem a facadas, envolvendo-se num UNIVERSO DE MORTE do mesmo tamanho da tal "gentileza" que essas mesmas pessoas não se cansavam de publicar como BEM MÁXIMO ("Gentileza gera gentileza"), demonstram que sua fala não parece ir além da RETÓRICA VAZIA de um Espírito sem prumo, que a PRÁTICA REVELOU, evidenciou, em seu "novo" vocabulário, ou seu REAL vocabulário agora explicitado.


COMO DORMEM?...QUE SONHOS TÊM?...
Como ACORDAM rumo ao futuro trágico por natureza que aguarda A TODOS, tanto a eles quanto a seus desafetos?...
Como dormem-acordam depois de passar o dia colocando "estrelas amarelas", "estrelas rosas", estrelas-da-morte nos peitos de quem lhes parece DIFERENTE, e POR VONTADE PRÓPRIA?!...

Não têm sequer como empregar a desculpa esfarrapada de Eichmann, que se justificava dizendo que "apenas cumpria ordens"!...
NÃO HÁ COMANDO PERSONALIZADO para tal coisa!...

A não ser que estivessem TÃO VAZIOS, e apenas COBERTOS POR UMA APARÊNCIA DE ELEGÂNCIA COSMÉTICA, cuja elegância era para enganar bobos!...
Estou abismada!...


Reclamam da mesma corrupção desenfreada que reclamo eu (quem não reclamaria dela, e de suas consequências funestas?).
Mas na "hora-do-vamos-ver", o que demonstram é a própria CORRUPÇÃO DE ESPÍRITO!...
Porque só uma profunda CORRUPÇÃO DE ALMA pode estar exposta nesse comportamento, nesses insultos, nesses xingamentos, e - especialmente - nessa EXCLUSÃO.

Estou HORRORIZADA.

Minha "loja" de EXERCÍCIO DIALÓGICO tem as "vidraças" estilhaçadas há cada dia.

A EDUCAÇÃO e a INFORMAÇÃO que receberam foram parar ONDE???...
A princípio seria suficiente para permitir uma REFLEXÃO de QUALIDADE!...
Seria suficiente para garantir um mínimo de COMPAIXÃO (COO-PAIXÃO) pelo OUTRO!!!...
E o OUTRO É o DIFERENTE!...


Nosso comportamento está abaixo do 'bárbaro'; abaixo do 'animal'.
Precisamos encontrar novas maneiras de nomear nossos gatos, cachorros, aves, insetos, etc.
Eles NÃO merecem o nome genérico que têm.
Nós, SIM.
Não satisfeitos em nos transformarmos em zumbis, nos animalizamos.
Qualquer um dos meus gatos, ou dos cachorros da minha vizinha são mais elegantes, acolhedores e amorosos que a maioria dos brasileiros de hoje.


Por que escrevi isso AGORA?


Acabei de ver um rapaz, que tem vida política (pois é esse seu talento, seu desejo, sua meta), e que NÃO está em NENHUMA lista de corrupção, ser "linchado", insultado, xingado, ameaçado e excluído sob um vocabulário que eu não sou capaz de usar nem com gente que já "pisou meu pé"!...

As pessoas ali reunidas SUPOSTAMENTE são educadíssimas, a grande maioria tem nível superior, tem tempo para tornar suas comunicações públicas na Rede Social...
COMO NÃO FICAR CHOCADA???....


Não acredito em pessoas ou instituições "impecáveis", e muito menos me considero assim; trato minhas falhas com muito respeito: são didáticas, afinal.

Mas o exercício da reflexão, da renovação do Senso Crítico (e consequentemente do Bom Senso) não para por causa disso!


A IMAGEM acima é uma ilustração de Fenrizulf, mostrando a Deusa Suméria Ereshkigal, uma espécie de Pré-Perséfone (ambas raptadas para os infernos em seus mitos), carregada de puro ódio, rancor, inveja, cega pela ignorância, apartada por isso da compaixão pelo Outro, eternamente rangendo dentes e cuspindo impropérios.
Ela não desenvolve uma pacificação, um perdão, do próprio coração, nem uma mediação, como a deusa grega, que visitava a Terra, provocando o renascimento da Primavera, o que elaborava também a ela mesma, redimindo e temperando seus rancores.
Na Suméria, essa elaboração só chega muito tempo depois, com outra figura mitológica, Inanna, que assume o lugar de Ereshkigal, mas passa a se revezar com seu parceiro terreno Dumuzi, também para que a mediação da Temperança seja plausível, e a Primavera renove a vida da Vida para todos.
Na ilustração de Fenrizulf, vemos o primeiro encontro de Inanna com Ereshkigal.
No mito, elas são irmãs.
Inanna entra no mito significando o ponto em que o movimento interior de REPARAÇÃO se tona plausível para nós, para nosso Espirito.
Faz parte de nosso desenvolvimento desenvolver a CAPACITAÇÃO À REPARAÇÃO: saber refazer, saber repactuar, saber reconstruir as coisas de modo pacificador, criador, produtivo, renovador.

Já sei que corro o risco de ouvir MAIS insultos, agora dirigidos a mim, devido eu preferir usar referências e citações, ao invés de privilegiar o que "acho-e-pronto".

É que prefiro isso ao abuso de "achismos; tenho motivos.
As citações mantêm o foco no assunto, e o retira do meu próprio 'ego'.
Já o mero "achismo", tão apreciado por tantos na Rede Social, é infantilóide, narcisista e vaidosamente egocêntrico, ficando, assim, encapsulado no umbigo do arrogante falante-da-vez.

Não seria isso um insulto a mais?...

Prefiro o eterno papel de ET, de 'chata' ou de 'biruta', (qual será a cor da "estrela-no-peito" que me colocam por causa disso?), assim como prefiro denunciar o processo de lavagem cerebral que a maioria parece estar sofrendo, o que deve estar divertindo apenas um pequeno grupo, ávido de Poder, que divide e alimenta a divisão, para contabilizar a manipulação que lhes vai garantindo esse Poder.


Lamento; mas também Penso, Reflito, Denuncio, Tempero sempre que possível, clamo por Mediação.

Nenhum comentário: