segunda-feira, 27 de abril de 2009

MATÉRIA SOBRE O CURSO "MASCULINIDADES HOJE" no Caderno ELA de O Globo - 25 de abril de 2009, sábado



Acreditem: tenho trabalhado muito por motivos óbvios, mas o próximo texto está em redação! Aguardem!

VISITEM TAMBÉM
http://www.telezoom.com.br/espaco/cursos/spip.php?article87

OBRIGADA!

21 comentários:

Valdemir Reis disse...

Obrigado! Obrigado! Obrigado! Christina volto para agradecer por sua visita e também pelo seu gentil e amável comentário. Sinto-me feliz e honrado por sua amizade, muito gratificado pelo apreço que demonstra. Obrigado mais uma vez por sua presença. James Greene costumava dizer; "Todo o bem que eu puder fazer, toda a ternura que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu os faça agora, que não os adie ou esqueça, pois não passarei duas vezes pelo mesmo caminho.” Confesso que é muito confortante ter bons amigos mesmo que seja virtual, não importa. Assim desejo tudo de bom para você. Volte sempre! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Tenha uma semana recheada de muito brilho, sucesso, paz, saúde, bênçãos, proteção e alegria. Que Deus esteja presente em cada momento. Um fraterno abraço.
Valdemir Reis

Duaia Assumpção disse...

Que matéria bacana, Christina! E que bom esse espaço do curso no Telezoom! Abre um mundo na cabeça de muita gente, especialmente de muita gente masculina! Quem vem acompanhando seu trabalho sabe que é tudo mais do que merecido e ainda assim, só a ponta do iceberg!!! Ou será do vulcão?
beijão, Duaia

Udi disse...

Affe! Mas o texto dessa matéria já tá bom demaaaais!
Gostei muito! Foi na sorte ter uma jornalista assim tão cuidadosa em reunir todo esse material bacana? Ou você é quem conseguiu os depoimentos?(quanta fala masculina interessante, né?).
Estou me sentindo seiláoquê porque nem li Memorial do Convento (aaah! esse cunversê do mulherio!) e nem assisti esse Almodovar :(
Parabéns! E... já tá arrasando, né?
beijos

Anônimo disse...

oi, christina!!
a vida tem mesmo dessas coisas, né?
eu li a matéria no jornal de sábado,
mas não relacionei uma coisa a outra e não fosse passar aqui agora, nunca que iria saber!
ah, por favor, próxima vez avise com certa antecedência que não perco por nada, ok??
é o tipo de troca que não podemos perder, em hípótese alguma.
abç.

Oliver Pickwick disse...

Já comecei a "fazer a minha cabeça" para, num futuro próximo, integrar-me às linhas do 4º poder, ou seja, aquelas compostas de homens heterossexuais e de cor branca. As primeiras, segundas e terceiras, serão as das mulheres (pertencentes a classe média em diante); dos negros (pela crescente superproteção legal) e índios, pelos mesmos motivos; e, finalmente, a dos homossexuais.
As mulheres, na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, já ocupam a maioria das vagas universitárias nos cursos de graduação e pós. E conhecimento é poder.
No entanto, não vislumbro nenhum esforço coletivo em benefício da mulher proletário (o quinto poder), muito mais desprestigiada do que baleias, golfinhos, mico-leões, araras e guaxinins.
Todas as formas de racismo e discriminação são abomináveis, mas, percebo uma vendeta em curso contra os homens, capitaneada pelas mulheres, por tudo que se submeteram no passado.
Desejo-lhe sucesso no curso.
Um beijo!

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Caríssimo Oliver:

Fiquei MUITO assustada com seu comentário...

Há alguma coisa de meu trabalho que dê a idéia de que minhas amostras se referem a alguma classe privilegiada ou semelhante?

Há alguma coisa que passe a idéia de que (como muitos e já batidos trabalhos) o meu seja mais um "a falar-mal-de-homem-e-se-queixar"?...

Se esse tipo de mal-entendido estiver acontecendo, por favor me dê um toque, pois meu diferencial quer ser exatamente esse!

A terceira aula, por exemplo, (Masculinidades e espaço) trata de Economia-Política-Ética, etc. por conta do pontuar as "exclusões dentro das exclusões".

E o curso, como um todo, tenta exibir exatamente a fragilidade, a precariedade dos seres nascidos com sexo masculino, que quase não é falada!

Especialmente as dos meninos, das crianças, e - especialmente dentro dos especialmentes - das bilhares de meninos/crianças desfavorecidos(as) economicamente!...

Se isso, depois de tudo que escrevo há anos, não está claro, por favor me aponte ONDE, pois pretendo corrigí-lo JÁ!

Não sei se você sabe, mas a semente desse trabalho foi plantada dentro de minha cabecinha em 1969, quando eu participava de um trabalho no Sindicato das Metalúrgicas!(Sim! Havia um específico para elas!)...

Foi ali que eu pensei: "As muulheres ao menos já estão reunidas em qualquer lugar; mas os homens sequer atinaram para suas fragilidades! Vou trabalhar com eles!"

Entendeu meu espanto diante de seu comentário?...
Vou aguardar sua orientação!
MERCI!
BJS!

Groo disse...

Oi, Christina!

Então, desejo boa sorte e um bom trabalho em seu curso que tem uma abordagem única, ao meu ver.

Saiu ótima na foto e a matéria está muito boa também.

Ah, e já vou lá no link que você indicou (da UNESCO) caçar aquele dado. Logo logo eu encontro.

abs!

Paulo Carvalho disse...

Mandou muito bem!!!!!!!!
Bj

Unknown disse...

Muito boa a matéria e melhor ainda será o curso. Um sucesso, tenho certeza. Desvenda o mistério, Chris! E depois nos conta qual é esse mistério... Beijos!

Valdemir Reis disse...

“Amigo é coisa pra se guardar...” Como diz o poeta. Amiga Christina aqui de volta ao seu belo espaço para agradecer de coração sua gentileza em nos honrar com a sua visita e valoroso comentário. Saiba que muito nos fortalece, sua presença é sempre agradável e especial. Obrigado mesmo.... Apareça sempre lá! Confesso que admiro bastante o seu trabalho, ótimo, precioso e interessante. "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Desejo uma semana repleta de realizações e de muito sucesso extensivo aos familiares, muita paz, saúde, brilhe sempre, bênçãos, proteção e alegria. Que a luz divina oriente e ilumine o nosso caminhar... Um abraço fraterno.
Valdemir Reis

Udi disse...

Oi Chris!
Por conta de inevitáveis polêmicas que a famosa canção "Amélia" (Ataulfo Alves e Mario Lago) desperta, lembrei de você em um comentário que fiz no blog dos Venenos (do RM).
Acontece que tenho uma "teoria" de que os homens (seres do sexo masculino) são essencialmente poligâmicos...
Já que agora tenho o privilégio de conhecer uma especialista em masculinidades, gostaria muito de saber sua opinião a respeito.
beijos

Udi disse...

Chris, generosa e querida amiga!
Vim aqui agradecer a "canja" que deixou lá no Prozac prá gente!
Viajei imaginando as propostas que você deve ter para proporcionar a INTRAlocução masculina! Isso é "tecnologia de ponta" nessa área de (como se chama isso?) psicologia?
Minina, que sorte a minha te encontrar!

Já esgotou as inscrições?

beijos agradecidos!

Solange Maia disse...

Christina,

Palmas... em pé !!!
Você é realmente uma pessoa especial !!!!
E linda...risos !!!!

Um beijo na alma,

Solange

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

Sabrina Davanzo disse...

Christina, adorei o blog!
Você faz um trabalho bem bacana.. parabéns!
Ah! E adorei a foto.. concordo com o Marcos que vc está parecendo a Ciça Guimarães.. rs

Um beijo!

Vera disse...

Que chique! E quando o texto estará pronto? Espero que logo ;-))

É você na foto? Beijão, querida.

Udi disse...

prometo que tentarei assistir. o duro é ter que acompanhar o programa todo prá ver o que interessa... mas sei que valerá a pena ;)
bjs

Aline disse...

Estou retribuindo a visita, espero que volte sempre.

Muito interessante a matéria. Quando tiver mais um tempinho volto para conferir o outro link.

Ricardo Soares disse...

uauuu... vc no globo , na ana maria ( conheceu a tania celidonio por lá???)e ainda me enchendo de elogios ??? assim fico todo pimpão... sinceramente achei muito generoso de sua parte os elogios em relação ao revista brasil e ao trecho do conto inédito que publiquei no blog... com psicologa de tão alto quilate não posso nem me fazer de dificil... use e abuse do texto que quiser... muchas gracias pela deferência... deixei recado no meu blog tb...kisses

Udi disse...

Minina!
Ainda bem que não foi hoje, porque não estava em casa!
Mas já tá gravado, né? Será que você não dá um jeito de colocar no YouTube e linkar aqui no blog?
(vou procurar Bobbio, obrigada pela dica!)
beijos

Anônimo disse...

Oiiii Estou adorando seu Blog

Abraços Flavio Uzumaki

Valdemir Reis disse...

Amiga Christina é sempre com grande alegria que retorno para este importante espaço. Honrado e feliz. Quero agradecer sua amizade, atenção e gentileza. Muito obrigado! Parabenizo você pela harmonia e qualidade deste trabalho. Grande tema, ótima escolha, relevante, gostei. Valeu ter passado aqui. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Aguardo sua visita, passa lá! E volte sempre! Tenha um agradável e feliz fim de semana. Muita paz, brilho, proteção e sucesso. Tudo de bom, prosperidade... Fique com Deus. Forte e caloroso abraço.
Valdemir Reis