sexta-feira, 6 de maio de 2011

"DEMOS MAIS UM PASSO"



(TEXTO DE Marlise Matos, Professora Adjunta e Chefe do departamento de Ciência Política da UFMG, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero, CIFG - Foi, graças aos bons deuses, minha orientadora na PUC).

"Os ouvidos moucos e cínicos dos Poderes Legislativo e Executivo no Brasil talvez por agora comecem, a partir da decisão histórica do STF, a escutar o grito democrático das brasileiras e dos brasileiros que, decididos por subverter ou reiventar o amor das amarras heteronormativas, lutaram/lutam por sua condição indisputável de igualdade na cidadania deste país.
Há exatamente treze anos atrás (1998) dediquei quatro anos de meu doutoramento a desconstruir um bocado destas amarras e simultaneamente também reconstruir uma postura ética de maior valor teórico-analítico-acadêmico para as parcerias gays e lésbicas nas ciências sociais e humanas.
Hoje, as reinvenções do vínculo amoroso estão sendo reconhecidas em sua legitimidade legal no país e eu quero compartilhar com vocês a minha imensa alegria!
Ainda que a decisão não signifique o todo da vitória que merecemos, ainda que a violência homofóbica não desapareça pelo toque de mágica do que foi hoje decidido pelo STF, trata-se de assinalar - e em alto e em bom som - uma mensagem alvissareira de mais respeito, de mais efetivação de direitos e de mais dignidade e solidariedade para com aqueles e aquelas que, em nome do amor e da sua subversão, ganharam mais uma nessa disputa perversa e desigual de buscar cidadania em nosso país.
Demos mais um passo. Outros virão !!!"

Na imagem ela, rodeada dos alunos que sempre ganham uma magnífica amiga de brinde após estudarem com ela: Renata Couto, Marcia Pena Firme, Michelle, (ELA), eu e Guilherme Simões Reis

Nenhum comentário: