segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PENSEMOS MAIS, ACOLHAMOS MAIS, E APEDREJEMOS MENOS!


Enquanto o Pensante Alexandre Nero publica uma entrevista tão rica e interessante, o Sr. Luciano Martins Costa, em nome do 'Observatório da Imprensa' (!!!) publica isso: http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_cartunista_fantasiado

Fui lá (que ao menos tem espaço para comentários), e respondi:

"Caro Luciano:
A cada dia que passa me espanta o quanto andamos para trás.
Não para nos informarmos profíquamente com o que a sabedoria do passado têm a nos fornecer ( o que seria formidável!), mas para nos armarmos de pedras que já foram jogadas em Outro(s).
O debate sobre o que é Gênero, o leque imenso do que isso PODE significar, e a liberdade humanista que pode gerar, parece um assunto ainda não dominado por muitos e você; me perdoe!
Não que o seja por mim: quanto mais o estudo, mais tenho a estudar.
E mais! Quanto mais ESCUTO o Outro (é, com respeitoso O maiúsculo, mesmo) - o que é sem dúvida um 'vício' profissional, mais quero ESCUTAR, para mais REFLETIR.
Pedra jogada é perda de tempo para quem preza um humanismo mínimo: para quem deseja um futuro mais libertário e reflexivo para seus descendentes.
Não quero nenhum avanço 'imediato' para meu próprio deleite.
Mas pedras não jogo; prefiro a famosa gotinha de água para apagar os incêndios do Betinho.
Quero menos filicídio, menos homofobia e mais fraternidade assim que for possível, o que fica muito mais lento com gente em papéis de responsabilidade como o seu, que preferem se manter num grosseiro (e infrutífero de reflexão) paleolítico.
É tão grave uma atitude como a sua,que me disponho a te dar de presente ao menos meu próprio livro, "Homem ainda não existe - Compartilhando reflexões para que ele exista";use meu e-mail.Bjs"

Enquanto isso,
meu filho, Telêmaco Montenegro, me mandou essa:
http://www.advivo.com.br/node/767232

Mas o mais interessante foi o próprio
Laerte Coutinho quem me mandou:

Este excelente e oportuno texto da filósofa Beatriz Preciado sobre banheiros, que compartilho aqui com prazer:
http://www.myspace.com/doiscorpos/blog/276091123

Para quem não a conhecia e ficou curioso aí vão dois links; um básico, e uma entrevista dela:
http://es.wikipedia.org/wiki/Beatriz_Preciado e

http://www.elpais.com/articulo/portada/sexualidad/lenguas/Todos/podemos/aprender/varias/elpepusoceps/20100613elpepspor_8/Tes

Comentei com o Laerte que o caminho do texto dela se conecta com o livro 'Pureza e Perigo' - ("Purity and Danger") - da antropologa Mary Douglas, que adoro, e cito no meu próprio livro.
Foi a única coisa que estranhei: a Beatriz não citá-lo; era muito avançado para seu tempo...
O Z Bauman também fala desse livro prá chuchu.
E ela foi aluna do Derrida! (Que também adorava esse livro!).
Curioso!
Mas isso não diminui em nada a qualidade do texto dela! Recomendo-o, assim como recomendo refletirmos cada vez mais.

IMAGEM: Foto encontrada pela amiga Eliete Catraio, sem referência de autor.

Nenhum comentário: