sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015


                                  AUTONOMIA E POTÊNCIA :
O RISCO DOS OLHARES OU DAS INTERVENÇÕES INVASIVAS:


Ando especialmente preocupada com um fenômeno nada "novo" que diz respeito às questões das Masculinidades, mas que parece "gordo e robusto" nesse momento.
Supostas 'feministas' que (NO DISCURSO) se dizem preocupadas com os homens, pretendendo estar envolvidas com suas questões, mas que (NA PRÁTICA) demonstram pretender "educá-los" com "REFLEXÕES IMPOSTAS" (?!) por elas...
Uma questão CHAVE nas Masculinidades é a necessidade dos homens, e/ou de todos os envolvidos de alguma forma com as masculinidades como homens ditos 'gays', ou transhomens, por exemplo, de terem o DIREITO de pensarem em si mesmos, de se pensarem com AUTONOMIA, de poderem desenvolver o EXERCÍCIO da POTÊNCIA dessa reflexão, para que quaisquer mudanças se instalem e se enraizem de dentro para fora, de baixo para cima, com consistência, com alguma coisa que mereça o nome de 'autenticidade', e não de fora para dentro, numa espécie de "aplicação de verniz" de resultados geralmente "fake".
Quem trabalha com o tema, ou acompanha com atenção o que vai acontecendo com ele, vê isso a 3 por 2: lamentável; PERIGO! PERIGO!
E, o maior dos perigos: se você (como eu) se recusa a cair nessa esparrela, corre o risco de ser acusado(a) de "não querer dialogar".
É ou não é autoevidente que quem usa e abusa de práticas invasivas é quem está deixando de DIALOGAR?...
Eu TORÇO para que o contingente masculino reflita e aja por si. como profissional assumirei sempre que possível o papel de 'perguntadeira PROVOCADORA'.
Mas RESPOSTAS? Não as esperem vindas de mim...
As respostas (e seus desdobramentos e renovações) sobre as Masculinidades do contingente masculino pertencem a eles.
Pertencem a eles, para que sejam "de verdade", e não pequenas, superficiais e contingentes obediências de eternos 'bebezões' tratados como impotentes ou incapazes.


IMAGEM, propositalmente irônica como prefiro, ÓBVIO, mas de um homem: Robert Crumb.


Nenhum comentário: