domingo, 14 de junho de 2015

QUEM QUER ESTUDAR-REFLETIR COMIGO?...:




VOU ABRIR DOIS GRUPOS DE TRABALHO-ESTUDO EM JULHO, PARA NO MÁXIMO 5 PESSOAS CADA UM.
Serão 5 terças feiras e/ou 5 quintas feiras para aulas de duas horas cada.


1.) PARA REDESCOBRIR COMO DESVENDAR OS SEGREDOS DE UM TEXTO
(Curso que ministrei por anos do Oiapoque ao Chuí; muitos ex-alunos 'brasis afora' são meus amigos até hoje):


Proposta de exercício de análise de textos teatrais (ou não), baseada em anotações pessoais sobre aulas do Professor Yan Michalski, anotações pessoais sobre Oficina de Dramaturgia do Professor José Rubens Siqueira, e extensa bibliografia (a solicitar), e colaborações de alunos que participaram de Oficinas baseadas nas primeiras versões deste roteiro ao longo dos anos. Proposta de exercícios para esse desvendamento.
a) Tempo de um texto
b) Ritmos de um texto
c) Sonoridades de um texto
d) Espaço de um texto
e) O autor do texto no texto
f) O universo humano de um texto
g) Temáticas de um texto
h) Linguagens plausíveis para que um texto “fale”



2.) MASCULINIDADES
(O "meu" tema, sobre o qual pesquiso e trabalho desde 1979, tendo publicado inclusive o livro "Homem ainda não existe - Compartilhando reflexões para que ele exista"):

a) INTRODUÇÃO - ALGUMAS QUESTÕES SOBRE  MASCULINIDADES  HOJE
     As três questões básicas que levanto sobre as Masculinidades e algumas perguntas.
b)
MASCULINIDADES E O TEMPO -
     Masculinidades, religiosidades e história; história das exclusões; reflexões sobre a história do que poderiam ser ‘patriarcados’, ‘matriarcados’, ‘fratriarcados’, e ‘descendriarcados’ no nosso imaginário; o papel do Tempo nas Religiosidades; o ‘sexo e o gênero’ de Deus ou Deusa ou Deuses; Religiosidades no Tempo e nas estórias de sua História.
c)
MASCULINIDADES E O ESPAÇO – ECONOMIA            
     Masculinidades no exercício da Economia: ESPAÇO(S), TERRITÓRIOS, FRONTEIRAS: Lendo-os como VERTICALIDADES e HORIZONTALIDADES; IDENTIDADE, IDENTIDADE e MASCULINIDADES; crises econômicas; CAPITALI$MO, $ e FELICIDADE; o que é ou poderia ser HIERARQUIA?
d)
MASCULINIDADES E O ESPAÇO - POLÍTICA
     Masculinidades no exercício da Política: Espaços, Territórios e Fronteiras, agora de outro ponto de vista; lendo-os como Desertos e Oásis. Verticalidades e Horizontalidades - identificando-as na Vida Pública e na Vida Íntima: seria realista separar essas ‘Vidas’? Identidade, Políticas e Masculinidades como cristalizações, pluralidades e alternâncias políticas. O que é ou poderia ser Autoridade.
e)
MASCULINIDADES E O ESPAÇO – ÉTICA
     Masculinidades no exercício da Ética; crianças, meninos, meninas, jogos e brincadeiras; a construção da Ética e da Estética que – da Vida Intima da infância – vamos levar para a Vida Pública de adultos que expressam seu Gênero.
f)
MASCULINIDADES E PENSAMENTO                     
    Espaço, territórios e fronteiras ‘esféricos’. Masculinidades e Filosofia - Arquitetura do lado de dentro e do lado de fora / Ciência / Arte / Cultura / Indústria Cultural / Humor / Performances, Transperformances e Estilo. Refletindo sobre um plausível casamento da Ética com a Estética.

Interessados, por favor, me procurem nos comentários, ok?

“Nada podes ensinar a um homem.
Podes somente ajudá-lo a descobrir as coisas dentro de si mesmo” (Atribuido a GALILEU)

Nenhum comentário: