terça-feira, 4 de agosto de 2015


                               - "HISTERIA" MASCULINA -

Assim como aboli a nomenclatura 'machismo' do meu dicionário particular (por motivos que descrevo num texto-resumo cuja postagem eventualmente repito), aboli também deste dicionário particularíssimo a nomenclatura 'histeria', na medida em que me parece ter se tornado visivelmente equivocada, e sendo no mínimo um pouco preguiçosa no meio Psi contemporâneo a demora na busca por substituí-la.
Eu a substituo informalmente por "desresponsabilização com tendência a somatização", baseada, por exemplo, nos trabalhos do ingles R. W. Fairbairn.
Histeria remete a hyster, que significa 'útero'; logo, insinua, na linguagem (esse fenômeno poderosíssimo!), que "é coisa de quem possui útero".
Muita coisa, felizmente, tem sido revista na teorização do universo Psi, por autores nobres e reconhecidos internacionalmente; não estou só; ao contrário, estou mui bien acompanhada...
Uma delas é exatamente a ausência de Gênero em manifestações que (há tempos atrás) mereceriam a alcunha de "manifestações histéricas", com ênfase, inclusive, para a questão dessas manifestações em homens; não que isso seja "novo" : era tema prezado pelo próprio Freud, que falava de SUA própria 'histeria'...

Um dos livros contemporâneos mais interessantes sobre o assunto, embora mantendo a equivocada nomenclatura tradicional, é "Loucos e Medusas", de Juliet Mitchell.
Aí vão dois fragmentos do livro dela, sobre o próprio Freud:
"...Freud desposara entusiasmado a proposta da histeria masculina depois de sua visita de estudos, em 1885, ao Hospital Salpêtrière, em Paris, onde Jean Martin Charcot vinha demonstrando o comportamento histérico de pacientes homens e mulheres. Então ele a descobriu em si mesmo"...
...."Acredito não ser por acaso que a noção de um Complexo de Édipo surge de uma análise da histeria masculina - acima de tudo, da do próprio Freud, e de Herr E. (assim como o de alguns outros pacientes homens menos documentados)..." (Mitchell, J. página 69, em 2006, Civilização Brasileira).

OBRIGADA HOMENS POR SUA INESTIMÁVEL CONTRIBUIÇÃO À CULTURA!...

IMAGEM, foto Mica Shultz, modelo Eike.


Nenhum comentário: