sexta-feira, 1 de abril de 2016

CHILE, NÃO APLAUDO, NÃO APOIO, E DIGO O PORQUÊ!

Para compreender sobre o quê estou falando, vá antes ao site:
http://www.brasilpost.com.br/2016/03/16/meninas-princesas-descons_n_9480872.html


Apoio as iniciativas de desenvolvimento da Liberdade e de potências de todo tipo, CLARO.
MAS NÃO APROVO QUANDO A INICIATIVA DESQUALIFICA O APRENDIZADO das interioridades QUE SE DÁ COM OS MITOS, IMPONDO ARTIFICIALIDADES HIPERRACIONALISTAS.
Essa desqualificação (exemplificada com o projeto chileno abaixo) da elaboração das interioridades que só os mitos fornecem é um perigo, é artificial, e NÃO apresenta resultados tão criativos e
positivos o quanto alardeia; pelo contrário!...
Tem resultado, na verdade, apenas em vazio interior, em uniformização de boa parte uma geração, cooptada para ser 'mais um na boiada, ou no enxame, ou no bando de zumbis sem alma própria', após essa interferência de má qualidade na construção do devido senso crítico e autonomia de SER.
O contato com os MITOS é um RITUAL NECESSÁRIO, que dura um período que varia um tiquinho de indivíduo para indivíduo, e que SE TRANSFORMA, já que é acompanhado, por exemplo, pela CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO; do Senso Crítico REAL, e não ARTIFICIAL como esse, imposto ARTIFICIALMENTE por esses cursos e processos que DESQUALIFICAM o LUGAR DOS MITOS na construção de nossas interioridades.
A proliferação desse artificialismo (ideológico? de má fé?), através desse tipo de iniciativa, já aparece no vazio interior que só se multiplica onde a juventude foi tocada por ele, infelizmente.
Os CONTOS DE FADAS e todos os seus representantes (o que inclui a produção Disney) são o SEMPRE bem vindo VEÍCULO plausível da MITOLOGIA.
E VIVA! a Singularidade, que leva as crianças (e só CADA UMA delas, SINGULARMENTE) a saberem o número de vezes que precisam pedir para que a gente repita um conto-de-fadas para elas, lendo, ou vendo filmes.
O nome do "curso" já é um insulto à capacitação das crianças.
Para a criança o SIGNIFICADO e o VALOR das 'princesas são uma coisa.
Para um adulto, já de posse de outros saberes e outras experiências é outra coisa.
Crianças não são bobas-nem-nada, e sabem tirar o partido que É PARA TIRAR dos mitos.
Se adultos ainda se exploram uns aos outros (e até a crianças), se abusam uns aos outros (e até a crianças), se ferem uns aos outros (e até a crianças), fica por conta do desenvolvimento de sua PER -VERSIDADE (per verter, verter inadequadamente) no desenvolvimento de suas interioridades (o que lamento), o que NÃO é causado pelo enredo dos mitos, GARANTO!...
Pelo contrário, a maioria de nós ESCAPA de uma auto construção per-vertida GRAÇAS aos Mitos, seus enredos, e nosso desejo de crescer bem consigo mesmo e com o outro.

Nenhum comentário: