sábado, 11 de setembro de 2010

UM LIVRO PARA TODOS QUE TRABALHAM NA ÁREA DA SAÚDE, e mais alguns possíveis interessados.


Mandei esse bilhete para uma jovem amiga, Raquel Mesquita, estudante de Medicina/Psiquiatria, mas decidi 'socializá-lo', pois na verdade recomendo o mesmo livro a qualquer ser humano que busque um mínimo de bom senso no existir; (embora para os estudantes de medicina/médicos, e demais profissionais da área da Saúde, creia que deveria ser 'LEITURA OBRIGATÓRIA'- e olhem que eu tenho horror a 'obrigações'!):

"Vou tomar a liberdade de recomendar um livro que modestamente acredito que todo médico (especialmente os psiquiatras), e demais profissionais da Saúde, deveria(m) ler no primeiro ano da faculdade: "O Caráter Oculto da Saúde" de Hans Georg Gadamer.

O Gadamer é o único filósofo que, até hoje, pôde ser homenageado em vida pelo conjunto da sua obra, pois nos fez o favor de só ter morrido com 102 anos!...:DEU TEMPO! (Eu, que sou sua fã, queria é que ele fosse imortal!...).

Era um hermeneuta do grupo da Escola de Frankfurt.

Aos 102 anos ele tinha um pouquinho de pressa nos seus compromissosos oficiais, para sair para outro: não dispensava um vinhozinho no fim de noite...rsrsrsrsrs. Filósofo que não era bobo nem nada, super bem-humorado, otimista, divertido mesmo; foi esse grande entusiasmo que provavelmente o tornou longevo!

Esse livro é o apanhado das palestras que ele fez (VÁRIAS!) para médicos de vários países, e fala de Ética e de Saúde (pois os médicos costumam ter seus olhares prioritariamente direcionados para a doença, e não para a Saúde!). Muitas são diretamente para psiquiatras, ou em primeiro lugar para eles. Foram várias, pois faziam imenso sucesso. Se o ler, me conte; tenho certeza de que vai fazer 'propaganda' dele, como eu faço, para todos os colegas."

Espiem a carinha dele na convenientemente colorida foto acima! Esse homem HONROU e honra AS MASCULINIDADES PLANETÁRIAS...

Nenhum comentário: