“PROJETO MEU OLHAR”
Onde alunos (crianças, adolescentes, jovens e adultos), ditos “especiais”, mostraram sua visão do cotidiano, do mundo,da vida.
De 2001 a 2007, numa Escola carioca assim direcionada, desenvolvi atividades que culminaram nesse Projeto; esta experiência – pelas pesquisas que fiz até agora – se mantém inédita.
Não costumo alardear o que faço, mas seria "além do humano" resistir à tentação de informá-los, para que conheçam – em primeiro lugar - a realidade sobre o potencial deste contingente humano, foco ainda de freqüente discriminação, exclusão e preconceito, especialmente os mais velhos.
Em seguida, trabalhamos ora as questões de Gênero (que apareceram como tema intermediário necessário), ora as Profissionais, foco principal da demanda identificada pela Escola em 2001.
Se a identidade masculina e a paternidade são temas complexos na sociedade como um todo, nas famílias onde nascem crianças com necessidades especiais a situação o é ainda mais.
Parte deles era desenvolvida comigo na própria Escola.
Parte dos temas era desenvolvida com os familiares, em casa.
Tudo convergia para que eles fossem estimulados a fotografar SUA (deles) VISÃO DO MUNDO, e a comentá-la.
A maioria já sabia usar a máquina fotográfica; os demais aprenderam; rapidamente, aliás.
O resultado seduziu a todos que vêem, pois os murais continuam comigo - espero -um dia - transformá-lo em livro ou semelhante.
Nos debates que o acompanharam, surgiu uma questão recorrente:
-"Finalmente o Mundo está olhando para estas pessoas ditas ‘especiais’; mas ainda não sabemos como essas pessoas ditas ‘especiais’ olham para o Mundo dito ‘normal’"...
E mais: que seu olhar nada “revela” que desmereça total e imediata inclusão...
http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=4926
2.) Trabalho de Identidade Corporal (silhueta desenhada do próprio corpo numa folha em tamanho real; identificação nesta silhueta - por palavras, desenhos e colagens - do universo do aluno, debate sobre a visão do aluno sobre seu próprio corpo e seu universo familiar e social, a partir de aulas individuais de cada aluno a seus colegas, após a silhueta de cada um ser totalmente preenchida com os dados gráficos solicitados).
3.) Trabalho de Identidade Individual / Grupal / Social, através do desenvolvimento de esculturas, sobre temas previamente propostos, em massa de modelar, individuais, em subgrupos, e coletivas, apresentadas em turma, e debatidas, depois de prontas.
mímica, referente a atividades domésticas, urbanas, e profissionais em potencial propriamente ditas; o resultado desta última fase foi fotografado por mim, e as falas dos alunos sobre este registro fotográfico foram redigidas, e estão guardadas, juntamente com as posteriores fotos deles.
5.) Trabalho de Identidades Estética e Sentimental, através do desenvolvimento de
pesquisa dos alunos sobre suas músicas favoritas; discos são levados à Escola, ouvidos, músicas e letras debatidas; cada aluno elege “a sua música pessoal”, e dá uma aula para os colegas sobre os porquês de sua eleição, e sobre a música em si; são feitos “cadernos de músicas” por vários alunos.
6.) Trabalho de Identidades Subjetiva e Profissional, através de Dinâmicas de Grupo sobre “o sonho que se sonha dormindo” e o “Sonho que a gente quer realizar no futuro da vida acordada”.
7.) Trabalho sobre Identidades de Gênero e Profissional, através do desenvolvimento de fantoches (cada aluno cria e confecciona, com orientação da Psicóloga, dois fantoches de mão; um masculino, e outro feminino); eles são apresentados através de uma encenação que os utiliza (cada aluno cria o texto e a voz de suas personagens), num “palco” improvisado nas salas; o que cada aluno apresenta é desenvolvido depois em Dinâmicas de Grupo direcionadas aos comportamentos ditos Femininos e ditos Masculinos, sobre o valor da Gentileza, sobre o verdadeiro tamanho da importância de cada experiência vital, etc.
alunos gradualmente matriculados.
9.) Atendimento regular às famílias, mediante solicitação destas, ou por solicitação da própria Psicóloga, dos professores e / ou direção.
especialmente – os pais homens dos alunos homens, deflagrada
por um texto escrito pela Psicóloga, e enviado pela Escola
às famílias; este texto vem a ser publicado no “site”
www.aleitamento.com do pediatra Marcus Renato, e
no livro de artigos “Caleidoscópio”, da Editora Olho D’Água,
ligada à PUC SP, em 2004.
outro para as do turno da tarde) para Dinâmicas de Grupo
sobre os temas mais solicitados pelas próprias famílias,
para esclarecimentos e debates.
12.) Debate constante com os Professores, que frequentemente
solicitam orientação sobre temas específicos (comportamentos
em salas de aula, manifestações da sexualidade, outras
necessidades dos alunos, etc.); daí muitas reuniões da psicóloga
com as famílias serem acompanhadas também pelos professores.
13.) Finalmente, lançamento do Projeto Meu Olhar.
ILUSTRAÇÃO : LEONILSON - Voilà mon coeur - 1988
2 comentários:
À Christina Montenegro,
É bom saber que há profissionais ainda interessados em desenvolver acima de tudo cidadania (em um momento onde se fala tanto nela e pouco se faz). Parabéns pela ousadia do novo e da pluralidade....
Belchior Carrilho dos Santos (Acadêmico de Artes Cênicas da UFAC- Universadade Federal do Acre). Participante da oficina oferecida pelo SESC/AC e ex-estagiário desta instituição naquele momento.
Abraços,
Muitos e muitos sucessos...
Chris, maravilhoso trabalho.Qualquer comentário é pouco diante da envergadura dos seus projetos. Parabéns! Esse blog vai ser muito importante para todos nós, seus admiradores, e para tantas outras pessoas que vão passar por aqui. Sucesso.
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